CAV – FLORESCER

 

 A Santa Casa da Misericórdia de Vila Real, vem dar continuidade ao trabalho já desenvolvido na área da infância e adolescência e, desta forma, criou o Centro de Apoio à Vida – Florescer com o objectivo principal de apoiar e acompanhar grávidas e mães adolescentes e seus bebés, assim como, jovens em situação de risco social.

 Tem como finalidade promover o Atendimento, Acompanhamento e Acolhimento de grávidas/mães adolescentes até aos 21 anos de idade com graves carências a nível habitacional e/ou problemas de integração social e/ou familiar ou, ainda, em situação de ausência de família estruturada ou sem retaguarda familiar.

 O CAV tem como finalidade criar um espaço de vivência familiar onde os jovens adquirem progressivamente competências pessoais, sociais e sentido de responsabilidade imprescindíveis à promoção de autonomia e construção do seu novo projeto de vida e/ou reorganização do mesmo.

 O Atendimento e o Acompanhamento serão efetuados na Sede da Instituição, sita no Largo Monsenhor Jerónimo do Amaral.

 O Acolhimento das utentes até aos 21 anos faz-se em local apropriado.

 

       Relatório de Atividades 2020

 

  • REGULAMENTO INTERNO

        Regulamento Interno

 

  • CÓDIGOS DE CONDUTA

        Código de Boa Conduta

O Jardim-de-Infância da Misericórdia funciona no Complexo Educativo das Florinhas da Neve, na Rua da Fonte Nova, em Vila Real. Acolhe cerca de uma centena de crianças, distribuídas por 4 salas de actividades.

Para além destas salas, o Jardim-de-Infância está dotado de outros espaços de apoio ao seu funcionamento diário, dos quais se destacam um salão polivalente, que permite a prática de actividades educativas e lúdicas, baseadas na expressão motora e musical, e os parques infantis, bastante amplos e devidamente equipados com estruturas fixas (baloiços, escorregas, passadiços, e até uma casa de madeira) e com caixa de areia.

O Jardim-de-Infância é rodeado por um grande espaço, o qual se encontra dividido em quatro partes: o Jardim dos Cheiros, um espaço amplo, composto por duas áreas diferentes em termos de constituição e selecção de espécies, acolhendo diversas árvores, plantas aromáticas e medicinais, e duas pequenas casas de abrigo a animais; uma horta, cultivada pelas crianças da Instituição; um pequeno bosque, onde se organizam piqueniques em dias de calor; e um moderno recinto desportivo, polivalente, de piso sintético, a que promove os jogos em equipa.

Relativamente aos recursos humanos, além da educadora coordenadora, no jardim-de-infância trabalham quatro educadoras de infância, um professor de música, um professor de ginástica e um professor de inglês, além do pessoal auxiliar.

No que respeita ao seu funcionamento, no início de cada ano lectivo são planificadas as actividades a realizar ao longo do ano pelas crianças, privilegiando a interacção e o envolvimento das outras valências da Misericórdia, como o Lar de Idosos e o Lar Florinhas da Neve, fomentando ainda a participação dos pais e encarregados de educação em todo o projecto educativo, o qual assume três finalidades essenciais: responder à educação escolar de massas, o que pressupõe a reorganização da escola e a sua adequação dos alunos; melhorar a qualidade de ensino e de aprendizagem; e promover a igualdade de oportunidades para todas as crianças quanto ao acesso e sucesso escolares.

Deliberação extraordinária mesa Administrativa- redução comparticipações financeiras

 

Relatório de Atividades 2020

 

Plano Anual de Atividades  2018/2019

 

Plano Anual de Atividades  2017/2018

 

Plano Anual de Atividades  2016/2017

Projeto Educativo 2016/2017

Sala 1

Sala 2

Sala 3

Sala 4

Sala 5

 

Projeto educativo ano lectivo 2012/2015

Sala mista

Sala mista I

Sala mista II

Sala mista III

 

 

  • REGULAMENTO INTERNO

        Regulamento Interno

 

 

  • CÓDIGOS DE CONDUTA

        Código de Boa Conduta

 

 

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Real é, nos termos da lei, uma Instituição Particular de Solidariedade Social, estatuto que adquiriu em 15 de Maio de 1990, e, nos termos do artigo 8.º do Estatuto das Instituições Particulares de Solidariedade Social, uma Pessoa Colectiva de Utilidade Pública, formalmente constituída, com gestão própria e sem fins lucrativos.

Nesta condição, a Misericórdia de Vila Real mantém na sua tutela diversas valências nos domínios da Família e Comunidade, Infância e Juventude, Assistência Médica e Terceira Idade.

O Centro de Dia da Misericórdia de Vila Real funciona no edifício do Lar da Imaculada Conceição, no Complexo Social da Quinta da Petisqueira, em Lordelo. Iniciou a sua actividade em 1987, com o objectivo de contribuir para que os idosos, sem abandonarem definitivamente as suas casas, encontrem ali uma alternativa à solidão e isolamento crescentes, proporcionando-lhes, durante o dia, actividades lúdicas e um convívio salutar, de acordo com as suas necessidades e as suas preferências.

 

  • REGULAMENTO INTERNO

        Regulamento Interno

 

 

  • CÓDIGOS DE CONDUTA

        Código de Boa Conduta

Ao longo dos anos, desde 2003, o Lar Hotel da Misericórdia, localizado na Rua Irmã Virtudes, no centro de Vila Real, tem vindo a cumprir a sua missão de lar vocacionado para o acolhimento e tratamento de idosos, com melhores possibilidades financeiras, proporcionando aos seus utentes alojamento e serviços, com a imprescindível salvaguarda da sua autonomia e cooperando na promoção da sua dignidade, qualidade de vida e saúde.

O Lar Hotel tem capacidade para acolher 40 idosos, disponibilizando 10 quartos individuais, 11 quartos duplos e 4 suites, todos dotados de casa de banho privativa. Dispõe ainda de cozinha própria, onde é confeccionada toda a alimentação dos utentes, amplas salas de refeições e convívio, sala de visitas, biblioteca, sala de ginástica e consultório médico e de enfermagem, entre outros espaços interiores. No exterior é de destacar o amplo jardim, arborizado e iluminado, com bancos e locais agradáveis para um repouso reconfortante. O jardim possui uma área de cerca de meio hectare e é circundado por um passeio pedonal.

No Lar Hotel, os cuidados aos utentes são prestados ininterruptamente por uma equipa multidisciplinar, atenta e profissional, que engloba, além da directora-técnica, que é socióloga, um médico, uma enfermeira, uma nutricionista, uma animadora sociocultural, um professor de educação física e de reabilitação, um podologista, encarregadas de serviços gerais, ajudantes de lar, trabalhadoras auxiliares, cozinheiras e ajudantes de cozinha.

No que respeita à ocupação de tempos livres, é desenvolvido um plano de actividades recreativas e culturais que contempla uma grande variedade de acções, tais como exercícios de memória, visionamento de filmes, trabalhos manuais, palestras informativas sobre variados temas de interesse para os idosos, visitas a museus e exposições, idas ao cinema e ao teatro, e passeios, permitindo uma ocupação activa do tempo livre, oferecendo oportunidades de convívio, interacção social, partilha de conhecimentos e descontracção.

 

       Relatório de Atividades 2020

 

  • REGULAMENTO INTERNO

        Regulamento Interno

 

 

  • CÓDIGOS DE CONDUTA

        Código de Boa Conduta

CCDRN  ON2  FEDER   CEPESE